Valdir José Zasso (PDT) é eleito prefeito de Alpestre

0

Ele fez 2.817 votos (54,31% dos votos válidos) e vai assumir a prefeitura pelos próximos dois anos. Alpestre foi a única cidade do Rio Grande do Sul a ter eleição municipal em 2018.

O candidato do PDT, Valdir José Zasso, foi eleito prefeito de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul, para os próximos dois anos neste domingo (28). Ele fez 2.817 votos (54,31% dos votos válidos). O outro candidato, Alcir Hendges (MDB), recebeu 2.370 votos (45,69%). Entre os 6.099 eleitores aptos no município, 88 votaram em branco, e 174 preferiram anular o voto.

Alpestre foi a única cidade do estado a ter eleições municipais em 2018. A votação foi realizada porque o prefeito eleito em 2016, Alfredo Moura e Silva (MDB), decidiu renunciar ao cargo. Ele foi alvo de investigações do Ministério Público (MP), que desarticulou um esquema entre a prefeitura e empresários de direcionamento de licitações para empresas que pagavam propina.

Conforme delações premiadas de empresários ao MP, a propina era direcionada ao vice-prefeito, em valores que variavam até 15% dos previstos nos contratos, especialmente para compra de máquinas pesadas e pavimentação asfáltica.

Uma operação foi realizada na prefeitura em dezembro do ano passado. Tanto Alfredo como seu vice, secretários, assessores e servidores da prefeitura chegaram a ser afastados das funções por 180 dias. Desde o afastamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Jânio Schenal (MDB), assumiu a prefeitura.

A data da nova eleição para prefeito em Alpestre foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que preferiu deixar para o segundo turno para facilitar, já que no primeiro turno o número de votos era maior, devendo o eleitor escolher ainda deputados estaduais e federais, além de senador.

Fonte e Foto: G1 RS

Compartilhar

Deixe uma resposta