Trindade do Sul – NAAB e Secretaria Municipal de Saúde iniciam campanha Setembro Amarelo

0

Campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a equipe do NAAB,(Núcleo de Apoio à Atenção Básica) realiza a Campanha “Setembro Amarelo”, através de ações voltadas a esse tema e tendo com o objetivo de prevenir o suicídio e conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu.

O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio. Teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em Trindade do Sul a campanha é realizada desde 2016.

A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema, esse mês nos convida a esse diálogo.

A equipe de saúde do município coloca-se a disposição, para juntos cuidarmos de nossa saúde mental, buscando uma vida significativa, plena e valiosa, relata  Fernanda Regina Lopes, Psicóloga e Coordenadora do Naab.

Compartilhar

Deixe uma resposta