Trindade do Sul: Emater/RS-Ascar realiza Dia de Campo sobre Pastagens de Inverno

0

Manejo de pastagens de inverno foi o tema ministrado pelo pesquisador da Embrapa, Renato Fontanelli.

A equipe da Emater/RS-Ascar do município de Trindade do Sul, em parceria com a Embrapa Trigo e a Laticínios Frizzo, realizou na semana passada um Dia de Campo sobre pastagens de inverno. A atividade aconteceu na propriedade dos produtores Narlei e Fabiano Stradiotti Ríboli, e reuniu aproximadamente 140 pessoas, entre agricultores e técnicos dos municípios de Trindade do Sul, Três Palmeiras, Liberato Salzano, Nonoai e Ronda Alta, além de professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó).

A propriedade da família Ríboli é uma entre tantas acompanhadas pelo Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e também faz parte do Projeto de Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sistemas Sustentáveis de Produção de Leite (SisLeite), executado pela Emater/RS-Ascar. No local, foi implantada uma Unidade de Referência Técnica (URT), com sementes de pastagens de inverno de trigo duplo propósito BRS Tarumã e BRS Pastoreio, variedades cedidas pela Embrapa e que são acompanhadas pela equipe da Emater/RS-Ascar de Trindade do Sul.

Durante o Dia de Campo, quatro estações foram organizadas. Manejo de pastagens de inverno foi o tema ministrado pelo pesquisador da Embrapa, Renato Fontanelli. O assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, trabalhou sobre planejamento forrageiro. A temática de manejo de solos para pastagens foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Ronda Alta, Douglas Campigotto. Por fim, o médico veterinário da Laticínios Frizzo de Planalto, Osvaldo Salvador, falou sobre sanidade animal, enfocando zoonoses como tuberculose e brucelose.

“Reconhecemos a importância de realizar atividades como esta, considerando a necessidade de levar aos produtores mais informações e maior conhecimento acerca das novas tecnologias sobre pastagens de inverno e, com isso, buscar mais qualidade e maior produtividade para a atividade leiteira”, comentaram os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar de Trindade do Sul, Priscila Baraldi Volpi e Marcos Lopes, que coordenaram a atividade.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto

Fonte: PN Notícia

Compartilhar

Deixe uma resposta