RS deve receber mais de 340 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira

0

São 311.680 unidades ao grupo prioritário e outras 30.120 à população indígena.

Após aprovação da Anvisa para uso emergencial da CoronaVac, o Ministério da Saúde anunciou que o primeiro lote de cerca de 6 milhões de doses da vacina contra o coronavírus começa a ser distribuído aos Estados às 7h desta segunda-feira (18).

Ao Rio Grande do Sul, foram destinadas 311.680 unidades do imunizante ao grupo prioritário e outras 30.120 à população indígena, um total de 341.800 doses.

De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde (veja abaixo), a população-alvo da primeira fase da vacinação no Estado é de 162.761 pessoas, sendo 9.510 idosos, 380 pessoas com deficiência, 138.523 trabalhadores da saúde e 14.348 indígenas.

Para toda a Região Sul do Brasil, foram destinadas 681.120 de unidades ao grupo prioritário e outras 70.320 à população indígena. Em todo o país, são 5.087.360 doses ao grupo prioritário e outras 907.200 para os indígenas.

Na semana passada, em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo de Medeiros, explicou que as 6 milhões de unidades da vacina produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan serão destinadas a 3 milhões de brasileiros, já como primeira e segunda doses.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite deste domingo (17), o governador Eduardo Leite informou que já estava em São Paulo para receber as doses do Ministério da Saúde. Segundo Leite, a entrega será feita no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

— A equipe da Secretaria de Saúde do Estado cuidou para que tudo estivesse autorizado assim que a vacina chegasse. Distribuímos para as regiões todas (do Rio Grande do Sul) as seringas agulhadas, o Estado providenciou as seringas, para garantir que tivéssemos todas as condições de iniciar a campanha da vacinação tão logo as doses chegassem. Toda a logística para a distribuição está planejada para distribuir (as vacinas) para cada uma das 18 regiões de saúde. Em seguida, devem vir as vacinas da Oxford para a nossa equipe começar a fazer a distribuição. Estamos firmes para garantir vacinas para todos os gaúchos — disse o governador.

De acordo com Leite, na manhã dessa segunda-feira a Secretaria Estadual da Saúde vai divulgar quantas doses da CoronaVac cada região da saúde do Estado irá receber. Os imunizantes serão transportados gratuitamente com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e também com auxílio da companhias áreas Azul, Gol, Latam e Voepass. A previsão é de que a campanha de vacinação inicie em todo Brasil até a próxima quarta-feira (20).

Nesse domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também aprovou o uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca contra a covid-19. Esses produtos deverão ser importados da Índia, mas não há prazo para a chegada ao Brasil depois do governo indiano recusar pedido para embarcar a carga ao Brasil imediatamente.

Fonte e Foto: Gaúcha ZH

Compartilhar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.