Um balanço divulgado pela Superintendência do Porto de Rio Grande, no Sul do estado, aponta que ocorreu uma queda de 1,66% no volume de carga no primeiro semestre de 2018, em comparação com 2017.
De janeiro a junho foram movimentados 19,6 milhões de toneladas, cerca de 300 mil toneladas a menos que o movimentado nos primeiros seis meses de 2017.
A principal causa para essa redução no movimento é a greve dos caminhoneiros, uma vez que 80% das cargas que chegam aos terminais são movimentadas por meio da rodovias.
Durante e a paralisação dos caminhoneiros as operações ficaram prejudicadas, como demonstra o desempenho registrado nos meses de maio e junho.
As exportações que saem dos terminais do Porto de Rio Grande vão para 180 países diferentes, sendo que 58% das cargas são direcionadas para a China, principalmente a soja que é produzida no Rio Grande do Sul.
No semestre, 1.537 embarcações passaram pelo porto, uma média de quase nove por dia. Em 2017 este foi o oitavo porto de maior movimentação no país, com quase 42 milhões de toneladas de carga movimentada.