Janeiro Branco e a busca por equilíbrio emocional e mental

0

Você já correu atrás de sua felicidade hoje?

Janeiro Branco é a primeira campanha de prevenção da Secretaria da Saúde de Trindade do Sul, neste ano de 2019. Esta campanha nacional, criada por psicólogos, tem como objetivo quebrar tabus em relação a saúde mental. A campanha chegou no município em 2017, quando o vereador Gelson Via Piana criou um Projeto de Lei, instituindo o mês de janeiro como Janeiro Branco, e desde o ano passado vem realizando atividades de prevenção dentro da comunidade.

O Núcleo de Apoio à Atenção Básica – NAAB, do município estará à frente da campanha, e durante todo o mês de janeiro, deste ano, estará trazendo informações e tirando dúvidas a respeito da saúde mental na sala de espera do Posto de Saúde. Também serão realizadas palestras com profissionais da saúde, nos grupos que o NAAB atende, na cidade, no Bairro São José, na Linha Campina de Pedra e na Linha Colônia Nova.

Segundo a psicóloga Fernanda Regina Lopes, a ajuda, inicia no acolhimento a quem busca auxílio, ouvindo a respeito de sua dificuldade, a partir disso, esta pessoa é encaminhada para acompanhamento psicológico individual, para grupos, ou para consultas médicas e internações, dependendo da problemática apresentada.

A psicóloga ainda ressalta que “o principal objetivo da campanha é mostrar as pessoas que psicoterapia não é coisa para ‘louco’, todos nós devemos cuidas das nossas emoções, aprender lidar com nossas dificuldades do dia a dia, para sermos felizes.

Uma das ações que já está sendo feita, é na própria unidade de saúde, onde está é fechada ao atendimento dez minutos antes do horário previsto, justamente para cuidar da saúde mental dos funcionários. Nesse meio tempo, até o horário de saída, os funcionários permanecem na própria unidade e ficam conversando com seus colegas de trabalho, desabafando coisas do dia a dia e rindo um pouco.

Já o vereador Gelson Via Piana, destaca a importância de trabalhar na prevenção de sintomas de depressão, ansiedade, fobia, dentre outras doenças. Além de cuidar das pessoas de mais vulnerabilidade, dentro da comunidade, mas também, num sentido mais amplo, a campanha Janeiro Branco visa contribuir, mostrar, mobilizar, divulgar essa temática para a comunidade.

Compartilhar

Deixe uma resposta