Governo do RS classifica regiões de Lajeado e Passo Fundo com risco máximo para Coronavírus

0

Região Metropolitana e Serra estão, no momento, um nível abaixo, com bandeira laranja.

O governo do Estado finalizou, nesta quarta-feira (29), a classificação de risco por coronavírus em cada região do território gaúcho. As regiões de Lajeado, no Vale do Taquari, e Passo Fundo, no norte do RS, foram categorizadas com a bandeira vermelha — nível máximo de risco que contabiliza, entre outras variáveis, incidência e velocidade de proliferação do vírus, e ocupação de leitos de UTI. GaúchaZH teve acesso ao documento.

As regiões de Porto Alegre (incluindo entorno de Canoas e de Novo Hamburgo), Caxias do Sul e Santa Maria foram classificadas com a bandeira laranja, o penúltimo grau de risco. Não há localidade do Rio Grande do Sul com nível verde, ou seja, sem risco por coronavírus.

Como as bandeiras são definidas a partir dos dados atualizados de incidência do vírus e dos leitos de UTI, essas classificações podem mudar até que o novo modelo do governo do Estado seja colocado em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (29), o governador Eduardo Leite vai apresentar os detalhes do novo modelo, em entrevista coletiva, no Palácio Piratini. Antes disso, ainda dialoga sobre o novo plano com prefeitos e setores econômicos.

Os protocolos que serão usados, em cada região, para cada setor produtivo, diante de cada nível de risco, ainda estão sendo definidos. O Piratini abriu um prazo, até sábado (1º), para que entidades façam sugestões de protocolos técnicos. Foram definidas 50 atividades produtivas, que terão regras próprias em cada nível.

Por conta desse detalhamento técnico, o novo modelo de distanciamento social deve ser implementado apenas na próxima semana.

Reportagem e Foto publicadas no Site da Rádio Máxima FM com fonte em Gaúcha ZH.

Compartilhar

Deixe uma resposta