Frente fria avança pelo Estado, com chuva e vento, depois de vários dias de sol

0

À noite, as temperaturas começam a cair e devem despencar na quarta feira. Mas segundo meteorologistas, onda de frio não deve durar muito tempo.

Depois de um feriadão de tempo firme, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (25) e anuncia a queda das temperaturas no estado. Meteorologistas alertam também para a possibilidade de vendaval como resultado do choque da massa de ar frio com a massa de ar quente.

De acordo com a Somar Meteorologia, o avanço de uma frente fria irá provocar temporais em todas as regiões. A chuva começa no Sul, ainda pela manhã, e avança para o Norte ao longo do dia. A faixa Oeste deve ser a mais atingida, onde há condição, inclusive, para queda de granizo.

“Terça-feira começa agradável, dia vai estar quente, ventar muito e vai chover”, adianta a meteorologista da Somar, Carine Malagolini.

A mínima nesta terça será de 12°C na Capital, e a máxima, de 29°C. Os ventos podem alcançar 90 km/h na serra gaúcha e devem ficar entre 50 km/h e 80 km/h nas demais regiões.

A terça-feira abafada antecipa a primeira onda de frio do inverno, que começa a aparecer à noite. Segundo a Somar, os termômetros despencam cerca de 10°C na quarta-feira (26) e baixam mais ainda na quinta (27), que terá um amanhecer gelado em todo o estado, com possibilidade de geada.

Só que o frio a que os gaúchos estão acostumados nesta época do ano não deve durar muito tempo. Na tarde de quinta-feira, as temperaturas voltam a subir, mais uma vez, caracterizando o fenômeno “gangorra”.

“A presença do sol favorece a elevação das temperaturas na quinta. Na sexta-feira, voltam as condições para chuva, pancadas fortes, e a temperatura não cai. Mínima fica em torno dos 15°C”, explica a meteorologista Malagolini.

A nova estação, que começou na última sexta-feira (21), deve ter picos de baixas temperaturas intercalados por dias mais quentes e de muita umidade. Conforme a Somar, a próxima onda de frio deve chegar na virada do mês de julho para agosto.

Saiba mais em : G1

Compartilhar

Deixe uma resposta