Em 2018, Gripe A já vitimou 24 pessoas no RS

0

 

O boletim epidemiológico, divulgado na última semana pela Secretaria Estadual da Saúde, apontou um aumento significativo no número de mortes causadas por gripe A no Rio Grande do Sul. A nova atualização aponta uma dezena a mais do que os dados anteriores, totalizando 24 vítimas fatais até então em 2018. Destas, 16 são pelo vírus H1N1, três por H3N2, três por influenza A não subtipada e duas por influenza B.  Das vítimas fatais, 62,5% apresentavam pelo menos um fator de risco, neste caso os mais frequentes foram ter mais de 60 anos de idade e doença cardiovascular.

Ainda, de acordo com o boletim, são 263 casos do vírus confirmados em 64 municípios gaúchos, sendo 25,9% em crianças menores de cinco anos. As mortes foram registradas em pacientes das cidades de Alto Feliz, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Canela, Canoas, Caxias de Sul, Flores da Cunha, Gramado, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre, Roca Sales, São Leopoldo, São Marcos, Sapiranga, Tramandaí, Tupanciretã e Vera Cruz.

Embora o aumento tenha sido significativo, os números ainda representam menos da metade dos casos registrados no mesmo período do ano passado, quando atingiu 41 mortes. Ao todo, foram 48 vítimas fatais em 2017. Nos últimos cinco anos, o maior número de óbitos em decorrência da gripe A foi registrado em 2016: 212. Por fim, os outros dois anos totalizaram 36 vítimas fatais – 25, em 2014, e nove, em 2015.

Fonte: O Alto Uruguai

Compartilhar

Deixe uma resposta