Com 54 mortes neste ano, RS já tem mais óbitos por gripe do que em 2017

0

 

Só na última semana, dez pessoas morreram por gripe no Rio Grande do Sul. Com os novos casos, o número de óbitos no Estado subiu para 54 – superando o total de 2017, quando 46 pessoas morreram devido ao vírus da influenza. Os dados são referentes até o dia 4 de julho e constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).Entre as 54 mortes, 38 foram causadas pelo vírus influenza A (H1N1), sete por influenza A (H3N2), cinco por influenza A não subtipado e quatro por influenza B. Das vítimas fatais, 70,9% apresentavam pelo menos um fator de risco. A condição mais frequente foi ter mais de 60 anos (44,4%) e doença cardiovascular (29,6%). Ano passado, o vírus que causou mais óbitos foi o H3N2.

Diferente do ano passado – quando, neste período, o número de registros para influenza estava estável – neste ano, o Estado segue registrando aumento no número de casos. Na última semana, a SES foi notificada de 46 novos casos. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 431 registros de influenza, contra 427 no ano passado.

Segundo o boletim, os casos de gripe foram registrados em todas as idades, com predomínio em crianças menores de dez anos e adultos com idade superior a 50. Do total de casos, 77% são de pessoas que apresentam algum fator de risco. O grupo mais suscetível é o de crianças com menos de 5 anos (26%) e pessoas portadoras de pneumopatias crônicas (23,2%).

Até o momento, os casos confirmados de influenza ocorreram em 90 municípios. A região Metropolitana aparece com o maior número de registros, sendo que 41% se concentram em Porto Alegre, Canoas, Alvorada e Gravataí. O município de Caxias do Sul está com 11,6% e Passo Fundo com 4,9%.

Cidades que registraram morte por gripe:

Alvorada – 1 morte
Antônio Prado – 1 morte
Araricá – 1 morte
Balneário Pinhal – 1 morte
Cachoeira do Sul – 1 morte
Canela – 2 mortes
Canoas – 4
Carazinho – 1
Caxias do Sul – 7
Charqueadas – 1
Farroupilha – 1
Flores da Cunha – 2
Gramado – 1
Guaíba – 1
Lajeado – 1
Nova Petrópolis – 1
Novo Hamburgo – 1
Parobé – 1
Passo Fundo – 4
Porto Alegre – 7
Roca Sales – 1
São Jerônimo – 1
São Leopoldo – 1
São Marcos – 2
Sapiranga – 2
Taquara -2
Terra de Areia – 1
Tramandaí 2
Tupanciretã – 1
Vera Cruz – 1

Fonte: Correio do Povo

Compartilhar

Deixe uma resposta